12 de Outubro

Dia de venerar Nossa Senhora da Conceição Aparecida!



No ano
de 1717, três humildes pescadores pescavam no Vale do Paraíba, para com o fruto do seu trabalho receber o Conde de Asssumar, que na ocasião estava de passagem pela região. Como não conseguiam encontrar peixes, estavam já se desesperando. Foi quando um deles jogou a rede e viu surgir nela uma bela imagem de Nossa Senhora da Conceição, faltando a cabeça.

Então jogaram a rede novamente, e para sua grande supresa pescaram desta vez a cabeça que faltava à imagem! Lançaram então uma terceira vez a rede, e recolheram muitos peixes.

A partir desses acontecimentos, os pescadores construíram uma capelinha próxima às casas onde moravam, e logo começaram a aparecer muitos fiéis, que pela intercessão de Nossa Senhora alcançavam muitas graças.




A partir do ano de 1723 os fiéis começaram a chamá-la "Nossa Senhora Aparecida" e desde então passou a aumentar imensamente o número de devotos e testemunhos de milagres. Construiram a Capela de Ponte Alta (entre 1723 e 1732) e depois um oratório em Porto Itaguaçu (1732 a1745). Logo depois, construiram também a Igreja do Morro dos Coqueiros (1745 ate 1982), hoje conhecida como "Basílica Velha".

Desde esses dias, até hoje, por essa igreja passaram fiéis vindos de todo o Brasil, desejosos em visitar a casa da mãe de Jesus e nossa, pedindo orações e agradecendo por muitas graças recebidas.

Em 1928 Aparecida emancipou-se da cidade de Guarantiguetá e tornou-se municipio.

O início oficial da construçao da nova e imensa Basílica foi em 1955, e em 1980 esta foi solenemente sagrada pelo Papa João Paulo II, quando de sua visita ao Brasil. Em 1984 a CNBB decalarou oficialmente a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional: "o maior Santuário Mariano do mundo".

Até hoje, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida continua muito grande, e milhões de pessoas visitam o santuário anualmente. Muitos pedem a Nossa Senhora que interceda por nós junto a Jesus, através de gestos de fé que vão desde acender uma vela até mudanças de comportamento como, por exemplo, parar de beber ou de fumar.


Voltar à página inicial