Para ler e entender a Bíblia Sagrada

Ler a Bíblia Sagrada é mais do que importante: é um dever de todo cristão. Mas compreender o correto significado e o contexto das mensagens bíblicas é primordial.


Setembro é o mês da Bíblia. Este mês foi escolhido porque 30 de Setembro é dia de São Jerônimo (340 - 420 dC), o grande biblista. Foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico, aramaico e grego) para o latim, que na sua época era a principal língua do mundo civilizado, e usada na Liturgia.

A Bíblia é o único livro traduzido em praticamente todas as línguas do mundo. Ela ajuda o Povo de Deus em sua caminhada nesta Terra. A própria Bíblia enfatiza o seu valor e a sua importância, em 2 Tm 3,16:

"Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, argumentar, corrigir e educar conforme a justiça..."

Infelizmente, muitas seitas que se dizem cristãs, mas renegam a Igreja de Cristo, que tomam somente a Bíblia como única base de fé, usam equivocadamente a passagem acima para justificar o seu ponto de vista. É óbvio, no entanto, que nesse texto Paulo salienta o valor da Sagrada Escritura para a vida do cristão, mas não diz que ela é a nossa única fonte de autoridade. Ele mesmo o esclarece, em I Tm 2, 15:

“...A Casa de Deus é a Igreja do Deus Vivo, a Coluna e o Fundamento da Verdade.”

A própria Bíblia Sagrada ensina, claramente, que “a Igreja é a Coluna e o Fundamento da Verdade”, e não somente a Bíblia. Mas isso de modo algum diminui o valor das escrituras. A Bíblia é um importantíssimo instrumento para que possamos crescer na fé e levar uma vida coerente com a Vontade de Deus. A Bíblia é uma grande "Carta de Amor" de Deus à Humanidade.

A Palavra de Deus, ainda que imperfeitamente, nos revela a Face de Deus e nos apresenta seu Mistério. Foi escrita por diversas pessoas, chamadas e escolhidas por Deus, que foram divinamente inspiradas para registrar em palavras o Projeto de Deus para o mundo. Traz a História do Deus que caminhou com seu povo e do povo que caminhou com seu Deus.

É uma longa história, desde nossos pais na fé (Abraão, Isaac e Jacó) e Moisés e os Profetas, até a vinda do Messias (o Cristo) e a caminhada da Igreja primitiva.

A Bíblia demorou cerca de dois mil anos para ser escrita, e muitos fizeram parte da sua história: homens, mulheres, crianças, jovens, anciãos... Passaram-se os séculos e os milênios; muitas coisas se modificaram; impérios nasceram e caíram, ideias e ideologias foram superadas, mas a Palavra de Deus continuou e continua "viva e eficaz" (Hb 4,12) até hoje. Embora o mundo busque novos caminhos, sempre existiram pessoas e comunidades fiéis, que buscaram na Palavra Sagrada a fonte de sua inspiração.

A Bíblia é um documento histórico de valor incalculável, e muito do que os historiadores modernos sabem a respeito do mundo e das antigas civilizações se deve às informações que ela contém. Porém, muito mais do que contar a História, a Bíblia é portadora de uma Mensagem. Ela denuncia as injustiças, os crimes, as situações desumanas, de exploração e exclusão em que viveram e vivem tantos irmãos nossos. Isso fizeram os Profetas e também Jesus, em muitas ocasiões, pois toda situação de injustiça e pecado é contrária à Vontade de Deus.

Mas a Bíblia é, sobretudo, Livro de Proclamação. Ela proclama a Boa Notícia vinda de Deus: o Criador nos ama e quer a nossa realização! Deus caminha conosco, está ao nosso lado e nos dá força e coragem! A Bíblia ajuda a fortalecer a nossa fé; é útil em nossa formação humana, nos momentos de crise e dificuldades, na dor, na doença... e também na alegria. Para todas as realidades, encontramos textos apropriados.

Todos podemos e devemos ler, estudar e conhecer a Palavra de Deus. É certo que encontraremos textos difíceis. A Bíblia mesmo diz isso (veja 2Pd 3,16¸ At 8,30-31; Dn 9,2; etc). Certas passagens foram escritas numa época e cultura muito diferentes da nossa, assim é preciso saber interpretar e atualizar esses textos. Por isso, é recomendável fazer um curso ou estudar em grupos. Tudo isso ajuda a entender a Bíblia.

Dom Edmar Peron, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Belém, nos dá uma dica preciosa para a leitura do Livro Sagrado: não começar a ler pelo Gênesis, como se a Bíblia fosse um romance. Começar a ler pelos Evangelhos, depois passar aos demais livros do Novo Testamento, e só então começar a leitura do Antigo Testamento, de preferência em grupo ou com alguma orientação.

Na verdade, todo mês é mês da Bíblia e todo dia é dia de ler a Bíblia, que não pode apenas servir de enfeite em nossas casas. Conheça a melhor maneira de fazer a sua leitura bíblica, diariamente!

Fonte: Revista Voz da Igreja

_________________________________


Voltar à página inicial